A Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP-RAM (IVBAM) organizou entre os dias 18 e 21 de maio de 2017, no Largo da Restauração, o 1º Festival do Rum da Madeira.
Este Festival contou com a presença de diversos produtores de Rum da Madeira e de outros derivados de Cana Sacarina, e foi uma oportunidade única para madeirenses e turistas conhecerem e apreciarem este nobre produto que tem vindo a crescer em termos de quantidade e qualidade nos últimos anos.
Para além da degustação do Rum da Região, houve também uma aposta numa vertente didática e interativa, com a realização de Masterclasses de Rum da Madeira, orientados pelo sommelier Américo Pereira e cocktails com Rum, a cargo da Associação de Barmen da Madeira.
A “Rum talk” que teve lugar no dia 20 de maio, foi também um momento único para partilha de experiências e conhecimentos com prescritores internacionais e de renome que se encontravam de visita à Região a convite do IVBAM, nomeadamente: Peter Holland, escritor, apresentador, formador e consultor para a Indústria de bebidas Espirituosas e vencedor, em 2011, do Golden Barrel Awards European Rum Blogger of the Year; Thanos Prunarus, fundador e editor da Fine Drinking Magazine e organizador do Athens Rum Fest; Nélson Bernardes, consultor interno de bebidas espirituosas para o grupo Hilton Europa, escreve regularmente para revistas como a Imbibe, Class, The Cocktail Lovers, Drinks Business, e outras. Atualmente, para além de ser Diretor da revista DrinksDiary®, fornece serviços de Consultoria de Bar e Formação para Bartenders na Europa, com destaque para Portugal continental, Açores e Madeira e Thierry Heins, diretor do Concurso Mundial de Bruxelas – Spirits Selection; criador e coordenador do Asia Wine & Spirit Forum and Competition – The Silk Route. Organiza diversos eventos relacionados com as bebidas espirituosas. Consultor na Vinopres SA.
Nesta iniciativa participaram as seguintes empresas produtoras e engarrafadoras de Rum da Madeira: Engenho Novo da Madeira, Lda, J. Faria & Filhos, Lda (Engenhos do Norte), Sociedade dos Engenhos da Calheta, Lda. e por último, participando apenas nos masterclasses, a empresa Florentino Izildo de Gouveia Ferreira. Para além destas empresas, estiveram também presentes, com ponto de venda, a Associação de Barmen da Madeira, Madeira Cana Drink e Fábrica de Mel do Ribeiro Seco V. Melim.
Estas ações promocionais foram cofinanciadas em 85% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Madeira 14-20, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.