Rum da Madeira reforça internacionalização

O Rum da Madeira será promovido no Rhum Fest Paris, entre os dias 4 a 6 de maio de 2024, contando com a presença de quatro produtores de Rum agrícola da Madeira. Esta participação do sector do Rum da Madeira, surge através uma ação orientada entre o Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM) e os agentes do sector participantes na feira, nomeadamente, as empresas: Engenhos do Norte, Engenho Novo da Madeira – William Hinton, Vinha Alta e Florentino Izildo Ferreira – O Reizinho.

O Rhum Fest Paris é um evento de referência no universo do Rum, tendo recebido, na sua última edição, em 2023, cerca de 7.600 visitantes, sendo 2.300 profissionais, entre os quais importadores, distribuidores e retalhistas, englobando um total de 150 marcas de Rum, de 45 países diferentes. Nesta que é a sua décima edição, regressa na sua localização habitual, o Parc Floral de Vincennes.

Para além da componente de provas de rum, o Rhum Fest Paris, conta com uma panóplia de eventos que incluem seminários e masterclasses, numa atmosfera enérgica e arrojada, que favorece o contacto entre produtores e demais participantes, potenciando e reforçando laços comerciais vitais para o crescimento do setor.

Com esta ação, o IVBAM e os agentes do sector do Rum da Madeira participantes nesta ação, objetivam realçar as características únicas do Rum da Madeira, o único rum agrícola português, as quais lhe conferem o estatuto de Indicação Geográfica Protegida, num mercado com estreita ligação ao Rum Agrícola, através das suas colónias (Martinica, etc.).

A presença do setor do Rum da Madeira neste tipo de eventos assume uma importância relevante para a promoção deste produto regional de excelência, sendo que, em termos globais, a comercialização do Rum da Madeira tem vindo a aumentar exponencialmente em termos quantidade e qualidade (as vendas de rum agrícola aumentaram de 2 para 5,2 milhões de euros em dois anos).  

DN | 03.05.2024