Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP – RAM
Rua Visconde de Anadia, nº44
9050-020 Funchal
+351 291 211 600 ( chamada para a rede fixa nacional)
ivbam@madeira.gov.pt
Home / Sociedade dos Engenhos da Calheta, Lda.
Viajar pelo passado açucareiro do arquipélago da Madeira é, de alguma forma, sinónimo de navegar pela História deste povo. O Engenho da Calheta é um testemunho icónico desse legado. Revela-se, por isso, uma visita enriquecedora a incluir em qualquer roteiro pela costa oeste da ilha.
A Sociedade dos Engenhos da Calheta foi criada num contexto de grande desenvolvimento industrial. Esse período, correspondente ao final do século XIX e inícios do século XX, pode ser caracterizado como o segundo ciclo do açúcar madeirense (produto em tempos nomeado de “ouro branco”).
Com mais de meio século de existência, o Engenho da Calheta é um dos mais antigos engenhos de cana-de-açúcar da ilha. Nesta infraestrutura, produz-se o internacionalmente conhecido rum agrícola da Madeira, obtido sob fermentação controlada e por um processo de cuidada destilação, e o inconfundível mel de cana-de-açúcar, feito através da cozedura da garapa a vapor.
O Engenho da Calheta, situado no coração da Vila da Calheta, representa um autêntico museu vivo. A fábrica labora uma vez por ano, normalmente a seguir às celebrações da Páscoa. É uma oportunidade única para viajar no tempo.
É possível, ainda, visitar, durante todo o ano, um pequeno núcleo museográfico que dá a conhecer as várias etapas do processo de laboração, bem como provar e adquirir rum agrícola da Madeira, a tradicional aguardente de cana-de-açúcar, licores produzidos com rum agrícola da Madeira, como a tradicional poncha, acompanhados com bolo e broas de mel de cana-de-açúcar.
Visitas: das 10h às 18h 30m
Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP – RAM
Rua Visconde de Anadia, nº44
9050-020 Funchal
+351 291 211 600 ( chamada para a rede fixa nacional)
ivbam@madeira.gov.pt