Apreciar

A produção e o envelhecimento do Rum da Madeira influenciam as suas características. Em cada categoria há, por isso, um universo de impressões e sensações para explorar.

Aspeto visual

O Rum da Madeira apresenta-se como um destilado límpido e brilhante de cor variável. Na categoria “natural” pode ir do incolor ao amarelado. O “envelhecido” pode apresentar-se de amarelado a topázio com reflexos dourados a esverdeados.

Aromas

Normalmente os aromas são característicos da cana-de-açúcar fermentada, mas existem variações consoante a categoria:

Rum da Madeira Natural

Aromas intensos característicos da destilação da cana-de-açúcar fermentada dominados pelas notas alcoólicas pungentes que conferem uma sensação agradável de calor. Frequentemente revelam notas frutadas tropicais específicas do Rum da Madeira, que sugerem manga e melão. Possibilidade de notas vegetais.  

Rum da Madeira Envelhecido 

Bouquet rico, de grande complexidade proveniente do contacto com a madeira de carvalho, que confere ao conjunto notas adocicadas (mel, melaço), especiarias (canela, pimenta preta), abaunilhadas, caramelizadas e tostadas. Forte possibilidade de notas de frutos secos (amêndoas, figos, passas) e tabaco. Estes aromas intensificam-se com o tempo de maturação por via oxidativa, tornando-se mais complexos, ricos e harmoniosos. Com a evolução podem surgir notas balsâmicas (eucalipto). 

Sabor

Na boca, as características do Rum da Madeira também dependem da categoria.

Rum da Madeira Natural

Leve no corpo, sabor ligeiramente doce, persistente, fresco, mineral e com alguma secura em fim de boca.  

Rum da Madeira Envelhecido 

O processo de oxidação e concentração a que é sujeito pelo contacto prolongado com a madeira, torna-o mais concentrado e rico em extrato. Apresenta-se macio, quente, intenso e arredondado, características que se intensificam com o tempo de maturação. Os sabores doces a mel, baunilha, especiarias, frutos secos, tabaco e café, entre outros, diferenciam este produto pela enorme complexidade e riqueza. Encorpado e persistente, torna-se suave e agradável com a evolução.