Rum da Madeira aposta no mercado italiano (2019)

Rum da Madeira aposta no mercado italiano

“ShowRUM – Italian Rum Festival”- 13 e 14 Outubro

O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP-RAM (IVBAM), em parceria com duas empresas do setor do Rum da Madeira, dinamizou uma ação promocional do Rum da Madeira no mercado Italiano, através da participação no “ShowRum – Italian Rum Festival”, que teve ter lugar entre os dias 13 e 14 de outubro, em Roma. 

O “ShowRum – Italian Rum Festival” é o primeiro e mais importante evento italiano dedicado ao rum, sendo um ponto de referência para o setor e uma ótima oportunidade para estabelecer contatos económicos com os profissionais desta área e conquistar o mercado italiano. 

Este Festival realizou-se no “A. Roma Lifestyle Hotel”, sendo que o Rum da Madeira esteve representado neste evento com stand próprio, onde cada uma das duas empresas participantes – J. Faria & Filhos/Engenhos do Norte e William Hinton/Engenho Novo da Madeira, fez a promoção dos seus próprios runs. 

A presença na feira foi ainda reforçada com a realização de um masterclas sobre Rum da Madeira, no dia 14 de outubro, ministrado pelo italiano Marco Graziano – “key rum influencer”, educator e escritor, com reputação internacional no setor do Rum, que partilhou as suas experiencias e conhecimentos sobre o Rum da Madeira com todos os presentes no evento. De salientar que Marco Graziano esteve presente no III Festival do Rum da Madeira, em abril de 2018, tendo também visitado todos os produtores de Rum da Madeira.

Neste Masterclass foram abordadas diversas temáticas sobre o Rum Agrícola da Madeira, como geografia, geologia, condições climatéricas da Região, variedades de cana-de-açúcar utilizadas na produção, método de produção e envelhecimento e o know-how acumulado ao longo de séculos. 

O masterclass terminou com uma prova comentada de Rum da Madeira, dos seguintes produtores: Florentino Izildo Ferreira/O Reizinho; J. Faria & Filhos/Engenhos do Norte; Sociedade dos Engenhos da Calheta e William Hinton/Engenho Novo da Madeira. 

Esta ação foi cofinanciada em 85% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Madeira 14-20, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.