Rum da Madeira aposta no mercado francês, com presença no Rhum Fest Paris

O Rum da Madeira será promovido no Rhum Fest Paris, entre os dias 2 a 4 de abril de 2022, contando com a presença de três produtores regionais de Rum. Esta participação do sector do Rum da Madeira, surge através uma ação orientada entre o Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM) e os agentes do sector participantes na feira, nomeadamente, as empresas: Engenhos do Norte, Engenho Novo da Madeira – William Hinton e Florentino Izildo Ferreira – O Reizinho.

Rhum Fest Paris é um evento de referência no universo do Rum, tendo recebido, na sua última edição, em 2019, 8.000 visitantes e 2.800 profissionais, entre os quais importadores, distribuidores e retalhistas, englobando um total de 189 marcas de Rum, de 53 países diferentes. Nesta que é a sua sétima edição, e após dois anos de interregno, devido às restrições causadas pela pandemia COVID – 19, regressa na sua localização habitual, o Parc Floral de Vincennes.

Para além da componente de provas de rum, o Rhum Fest Paris, conta com uma panóplia de eventos que incluem seminários e masterclasses, numa atmosfera enérgica e arrojada, que favorece o contacto entre produtores e demais participantes, potenciando e reforçando laços comerciais vitais para o crescimento do setor.

Com esta ação, o IVBAM e os agentes do sector do Rum da Madeira participantes nesta ação, objetivam realçar as características únicas do Rum da Madeira, o único rum agrícola português, as quais lhe conferem o estatuto de Indicação Geográfica Protegida, num mercado com estreita ligação ao Rum Agrícola, através das suas colónias (Martinica, etc.).

A presença do setor do Rum da Madeira neste evento assume uma importância relevante para a promoção deste produto regional de excelência, não só pela rede de contactos que fomenta, mas também pela sua localização geográfica, tendo em conta a relevância que o mercado francês assume nas exportações de Rum da Madeira, o qual em 2021, absorveu cerca de 54 000 litros de Rum da Madeira, que perfizeram um total de 316 158€, tornando-se assim o principal mercado importador.

Esta ação enquadra-se no Plano Promocional do Rum da Madeira, no âmbito do “Programa Operacional Regional da Madeira 2014-2020”.