Rum da Madeira promovido em Lisboa

O Rum da Madeira estará presente na 22ª edição da Feira “Encontro com Vinhos”, em Lisboa, que se realiza em Lisboa, entre os dias 6 e 8 de novembro de 2021, no Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira.

Com efeito, apesar de este ser um evento vínico, o Rum da Madeira terá um lugar de destaque nesta edição, estando presente através de uma Masterclass com prova comentada, denominada de “Rum da Madeira, o único Rum Agrícola Português”. Esta Masterclass é promovida pelo Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM) e decorrerá no dia 6 de novembro, pelas 18:30 horas.

A Masterclass será orientada por Rubina Vieira, do IVBAM, e em prova estará um Rum de cada Produtor de Rum da Madeira, nomeadamente: “Reizinho Branca 45% Edição Especial” (Florentino Izildo Ferreira, O Reizinho), “Calheta Rum Natural” (Sociedade dos Engenhos da Calheta), “William Hinton 6 Anos” (Engenho Novo da Madeira) e “970 Reserva 6 Anos” (Engenhos do Norte – J. Faria & Filhos).

Após uma edição em formato digital, em 2020, a edição deste ano retomará o carácter presencial, trazendo um programa recheado de dinamismo, com mais de 400 vinhos em palco, provas temáticas, conversas com Sommeliers e masterclasses.

A participação do IVBAM neste evento reveste-se de grande importância para a promoção do Rum da Madeira, não só pela potencial projeção alcançada nos mais diversos públicos, tendo em conta os números apresentados em 2019 (mais de 15 000 visitantes) mas também pelo interesse comprovado pelo mercado de Portugal Continental no Rum da Madeira, no qual, comparando períodos homólogos entre 2019 e 2020, registou-se um crescimento na sua comercialização de 13% em volume e de 17% em valor.

Esta ação enquadra-se no Plano Promocional do Rum da Madeira, sendo cofinanciada a 85% no âmbito do “Programa Operacional Regional da Madeira 2014-2020” e o restante suportado pelo Orçamento Regional.