Rum da Madeira promovido no Reino Unido

Entre 14 e 16 de Outubro, o Rum da Madeira terá como palco promocional, o “UK RumFest”, o mais antigo festival de Rum e uma enorme referência, desde a sua primeira edição, em 2007, para o surgimento de festivais e feiras de Rum, por todo o mundo, refere nota de imprensa enviada pela Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Cabe ao Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM) apoiar a presença de quatro produtores de Rum da Madeira neste festival, nomeadamente: Engenhos do Norte, Engenho Novo da Madeira (William Hinton Rum), O Reizinho e Vinha Alta, através da disponibilização e personalização do stand onde os mesmos ficarão reunidos, tendo criado para o efeito, uma imagem que evidenciará a marca ‘Rum da Madeira’.

Neste certame, para além da importante interacção entre os produtores regionais e os visitantes, haverá no dia 16, dia exclusivamente dedicado aos profissionais do sector, uma masterclass de Rum da Madeira, orientada por Ian Burrell, conhecido como ‘O Embaixador Global do Rum’ e presença assídua no Festival do Rum da Madeira, tendo-se vindo a revelar um estratégico agente dinamizador do Rum da Madeira, além-fronteiras.

O UK RumFest acontece no coração de Londres, no ILEC Conference Centre, numa atmosfera entusiasmante, recheada de masterclasses, seminários, experiências e apresentações de Runs Premium de todo o mundo, sendo por isso, um evento com um público-alvo identificado como relevante para a dinamização do produto/marca Rum da Madeira e da sua consequente comercialização.

Com efeito, o mercado do Reino Unido, tem evidenciado resultados bastante animadores no que se refere à comercialização de Rum da Madeira, tendo apresentado em 2022, uma variação homóloga de 71% em volume e de 92% em valor, o que lhe confere, em termos de exportações globais, uma posição significativa.

O Rum da Madeira, um produto com reconhecido crescimento económico, gerou, no ano transato, um total de vendas de 4.965,108€, mais 18% que em 2021.